Escola

Escola  Municipal em Tempo Integral "Nascimento Júnior" Educação Infantil  e Ensino Fundamental, situada na Rua: Capibaribe, S/n , no bairro Jardim Guaraituba, na cidade de Paranaguá , Estado do Paraná
CEP:83.209.230
Telefone(041) 3420-2997
Tendo como seu Patrono, Vicente Montepoliciano do Nascimento Júnior, nascido na Vila de São Luís em Guaratuba, mas criado e educado em Paranaguá. Nasceu dia 24 de Janeiro de 1880, filho de  Vicente M. Nascimento e Maria Júlia da Silva. Faleceu em Curitiba em 04 de Fevereiro de 1958. Frequentou escolas primárias da sua progenitora e a do Professor Alfredo Alves da Silva, onde prestou exames finais. Ainda jovem e com grandes pendores literários foi um dos fundadores da Federação Espirita "Allan Kardec" e "Luz nas Trevas", da cidade de Antonina.
Começou a vida prática no comércio, inclusive na Capital do estado, passando depois a exercer a sua atividade jornalística no "Diário da Tarde", na  "República", Tribuna (Redator/Secretario) e "Comércio do Paraná" como (Diretor). Iniciando sua vida pública serviu como Oficial de Gabinete do Secretário da Agricultura. Mudando sua residência para Antonina, serviu como secretário da Prefeitura e da Câmara, e nessa cidade fundou seu primeiro jornal "O Município". como funcionário estadual acompanhou  a missão Yonoska Yamada, que fundou a primeira colônia de Japoneses em Cacatú, naquele município, tendo alguns órgãos de imprensa combatido essa colonização julgarem inassimilável à sociedade brasileira . defendeu - a como fator de trabalho inteligente e produtivo, e sobre os aspectos etnográfico e sociológicos, logrando seus  artigos serem reproduzidos numa revista de Tókio com tiragem de um milhão de exemplares.
Retornando à Paranaguá desempenhou  cargos públicos municipais e integrou a redação do "Diário do Comércio", por várias vezes. Aqui fundou com o Dr. Hugo Corrêa e o Professor Manoel Viana o "Instituto Histórico Geográfico de Paranaguá.
Por nomeação do Interventor Federal, exerceu em 1948, o cargo de Prefeito de Paranaguá, aposentou-se com 33 anos de grandes serviços ao Estado e municípios.
Sua produção literária foi vasta, estando dispersa em jornais, revistas e folhetos. Elevado a sócio honorário do Clube  Literário, por serviços à cultura do Rotary Clube de Paranaguá e de diversas outras instituições.
De suas diversas publicações destacam-se "Gabriel de Lara", estudando a individualidade desse bandeirante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe